Bing - Já podes criar vídeos com o modelo Sora de forma gratuita

4 de Jun de 2025
Bing - Já podes criar vídeos com o modelo Sora de forma gratuita

A rivalidade Bing vs. Google Search parece ter terminado no momento em que agora só se fala em ChatGPT, Copilot e Gemini. Porém, tanto um como outro – Bing e Google Search – continuam a ser o motor de busca para muitos utilizadores nas pesquisas realizadas ao longo do dia. 

Seja como for, por uma ou outra vertente, ambos têm sofrido melhorias significativas nos recursos que detêm, e nas fontes de informação que possuem. A mais recente, por parte da Microsoft, introduziu uma nova funcionalidade de criação de vídeos com inteligência artificial na aplicação móvel do Bing.

O Bing é bem mais interessante do que possas imaginar...

Ou seja, ainda não está disponível para PC, mas se quiseres usá-la no Android ou iPhone, podes (desde que descarregues a aplicação do Bing). A novidade sobre a criação de vídeos através de um prompt à tua escolha é baseada no modelo de texto-para-vídeo Sora, desenvolvido pela OpenAI.

Deste modo, o Bing Video Creator permite criar pequenos vídeos gratuitamente com o Sora, que até agora estava disponível apenas para utilizadores com uma subscrição do ChatGPT Plus. Eu próprio já o testei e, ainda que ofereça algumas limitações (por exemplo na extensão do vídeo), mas o resultado final é muito bom.

Como referido, já disponível para Android e iOS, o suporte para a versão de computador e para a pesquisa com o Copilot será adicionado futuramente. Os utilizadores podem colocar até três pedidos de vídeo em fila de espera e são notificados assim que estiverem prontos. Porém, dependendo da complexididade do teu prompt, poderá tardar alguns minutos.  

Existem duas velocidades de criação: a “Standard”, gratuita para todos, e a “Rápida”, que gera vídeos em segundos. Cada utilizador tem direito a 10 gerações rápidas sem custos; após isso, é necessário optar pela geração Standard ou usar 100 pontos do Microsoft Rewards (por cada nova geração rápida). 

Os vídeos são curtos – com 5 segundos de duração –, têm formato vertical (9x16) e poderão, futuramente, ser criados também em formato horizontal (16x9). Ficam guardados na aplicação do Bing até 90 dias e podem ser descarregados ou partilhados noutras plataformas. 

Sem dúvida alguma que o Bing tem ganho enorme destaque nos últimos meses com o aparecimento do ChatGPT, Copilot e concorrentes. A possibilidade de, a custo zero, poderes criar vídeos, ainda que curtos, é muito interessante. Principalmente quando estes apresentam resultados muito bons e cuja limitação se prenda com alguns aspetos de formatação. 

O preconceito em torno do Bing é real, mas a sua qualidade é bem melhor do que imaginas.