Chegou o dia que marca o fim do suporte ao Windows 10! Sabe o que implica!

14 de Out de 2025
Chegou o dia que marca o fim do suporte ao Windows 10! Sabe o que implica!

Depois de uma década a marcar presença em computadores de todo o mundo, o Windows 10 chegou oficialmente ao fim do seu ciclo de vida. O dia chegou – 14 de outubro de 2025 – e a Microsoft lançou a última atualização de segurança para o sistema operativo, encerrando assim o suporte regular. 

Estima-se que mais de 500 milhões de dispositivos ainda utilizem o Windows 10, cerca de 40% de todos os PCs com Windows. Ou seja, tal significa que uma parte significativa dos utilizadores terá agora de tomar decisões importantes para manter os seus equipamentos seguros.

Ora, mas quais as implicações reais, no dia a dia de cada utilizador? 

  • Fim das atualizações automáticas: a partir de agora, se continuares com o Windows 10 deixarás de receber correções de segurança e melhorias de desempenho. 
  • Programa de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU): a Microsoft disponibiliza um ano adicional de atualizações gratuitas para quem se inscrever neste programa, válido até outubro de 2026. 
  • Alternativas: os utilizadores com PCs compatíveis são incentivados a migrar para o Windows 11 – algo que a Microsoft vem fazendo há bastantes meses. Para quem não tem hardware elegível, existem opções como Linux ou ChromeOS, que podem prolongar a vida útil dos equipamentos. 

Apesar do fim do suporte, a maioria das aplicações e dispositivos continuará a funcionar normalmente durante algum tempo. No entanto, à medida que novos softwares e drivers forem lançados, é provável que deixem de ser compatíveis com o Windows 10. E isso pode, também, vir a ser um problema para ti caso tenhas acessórios específicos do qual precises no teu dia a dia. 

Assim sendo, com esta transição, a Microsoft reforça a sua aposta no Windows 11, que oferece melhorias de segurança, maior eficiência energética e uma interface mais moderna. Além disso, a empresa está a integrar cada vez mais funcionalidades de inteligência artificial, preparando o terreno para a próxima geração de experiências digitais – muito nomeadamente através do tão conhecido Copilot

Portanto, o que deves reter é que, manter o teu PC com Windows 10, sem atualizações... representa riscos de segurança. Aproveita a época que se segue – seja pela Black Friday ou época festiva, e procura atualizar o teu equipamento se necessário. Caso contrário, atualiza-o para o Windows 11