Copilot Mode - O companheiro de viagem na Web

29 de Jul de 2025
Copilot Mode - O companheiro de viagem na Web

A Microsoft começou a testar um novo Copilot Mode no seu navegador – o Microsoft Edge. Esta funcionalidade baseada, como poderás imaginar, em inteligência artificial, permite ao Copilot pesquisar entre todos os separadores abertos, realizar tarefas como fazer reservas em restaurantes e ainda aparece diretamente na página de um novo separador. 

Com efeito, o Modo Copilot situa-se algures entre a integração do Gemini (da Google), atualmente em testes no Chrome, e a abordagem mais completa de navegadores como o Comet, que já integram AI de forma profunda. Já no Edge, por outro lado, é possível dar permissão ao Copilot para aceder a todos os separadores abertos, facilitando, por exemplo, a comparação entre hotéis ou produtos antes de uma compra.

Esse sim, tal como ilustrado no vídeo que podes encontrar neste artigo, permite que poupes tempo, e que consigas usar uma ferramenta de AI para te comparar o que encontraste. Por outro lado, poderás ainda usá-lo para outros fins, nomeadamente complementar informação de várias fontes sobre um determinado tema e questionar o Copilot sobre o modo como essas se relacionam. 

Outra novidade é o suporte a comandos de voz, que permite localizar informação em sites ou abrir separadores com produtos para comparação. A Microsoft também pretende, com a autorização do utilizador, dar ao Copilot acesso ao histórico de navegação e a credenciais, permitindo-lhe até fazer reservas em nome do utilizador. 

Estas funcionalidades reforçam a integração já existente da assistente de AI da empresa de Redmond no Edge, bem como o trabalho desenvolvido com o Copilot Vision. Para quem não estiver interessado neste modo com AI, a Microsoft garante que a funcionalidade será opcional e poderá ser ativada ou desativada nas definições do Edge.  

Para já, o Copilot Mode é apresentado como uma funcionalidade experimental que irá evoluir ao longo do tempo. Está disponível gratuitamente por tempo limitado, mas com restrições de utilização no que concerne a algumas das suas funcionalidades, o que sugere que, no futuro, poderá ser associado a uma subscrição.