Há um novo nome que vem surgindo em redor dos computadores Windows – o Copilot. O Copilot é hoje uma aplicação, uma página Web, uma tecla nos teclados dos computadores mais recentes, e também computadores por si só, os chamados Copilot+ PCs.
Os Copilot+ PCs representam a integração da inteligência artificial (AI) diretamente nos dispositivos Windows. Prometem um desempenho excecional, autonomia prolongada e funcionalidades inteligentes que revolucionam a forma como interagimos com o nosso computador.
Por outro lado, para serem considerados Copilot+ PCs, são equipados com processadores recentes, como os Snapdragon X Plus alguns processadores Intel e AMD, que consigam realizar mais de 40 TOPS (triliões de operações por segundo). Teoricamente, só assim podem receber o selo Copilot+.
No entanto, prometem mais e não se ficam pela performance distinta. O conceito de Copilot+ PC foi lançado pela Microsoft para criar “os PCs Windows mais rápidos e inteligentes de sempre”. Baseados essencialmente em AI, permitem uma panóplia de capacidades não presentes noutros equipamentos Windows mais antigos.

Performance
Os novos Copilot+ PCs estão equipados com processadores capazes de executar mais de 40 TOPS, dão-te, pelo menos, uma garantia. A garantia é de que os equipamentos são atuais e futuristas, uma vez que prometem salvaguardar-te para o futuro. São rápidos, e incutem fluidez na execução de tarefas complexas, desde edição de vídeo em alta resolução até análise de grandes volumes de dados.
Design e versatilidade
Os modelos Surface Pro e Surface Laptop foram os equipamentos piloto no lançamento dos Copilot+ PC no ano transato. Daí que, o que podes esperar a nível de design e versatilidade, por parte de Copilot+ PCs, é idêntica à desses equipamentos Surface. Isto é, computadores mais premium, com um estilo atual e versáteis para todo o tipo de tarefas que possas precisar de fazer ao longo do dia a dia.
Bateria para o dia inteiro
Aqui, em parte, pode agradecer-se à Apple e aos seus computadores com processadores M. Os Copilot+ PC prometem um nível de autonomia similar, com base no tamanho e tipo de equipamento. Ou seja, equipamentos que podem conceder até 23 horas de autonomia, por exemplo.
Ou seja, ainda que durem, objetivamente, menos de 23 horas ligados, certamente que permitirão que possas sair de casa sem precauções, sem o carregador atrás. E isso, no universo Windows, é algo relevante e diferenciador.

Microsoft Copilot
Seria estranho não falar de Copilot quando o tema são Copilot+ PCs. Mas, a verdade é que o Copilot está integrado de forma total e não apenas via Cloud. E para quem acha que o Copilot não é o ChatGPT – e não é, de facto –, vale lembrar que é totalmente baseado em ChatGPT, pelo que não se distingue assim tanto.
Em suma, os Copilot+ PCs representam uma evolução significativa na relação entre hardware, software e integração do AI. Graças à combinação de processadores de topo, autonomia prolongada, e funcionalidades inteligentes profundamente integradas no Windows 11, oferecem uma experiência de utilização singular.
São, sem dúvida, uma prova de como a presença de AI pode oferecer mais possibilidades ao utilizador, fazendo das tarefas diárias mais rápidas, simples e produtivas.