Agora sim, a Microsoft disponibilizou uma nova atualização da aplicação do Copilot para Windows 11, com o Copilot Vision – isto é, para os utilizadores que integram o programa Windows Insider.
Isto permite que que a ferramenta de AI consiga visualizar tudo o que está no ecrã do computador. E claro, apenas com a autorização do utilizador e, em contrapartida, nas janelas/tabs que este pretender. Até agora, o Copilot conseguia analisar apenas duas aplicações em simultâneo, mas com esta atualização, passa a conseguir observar todo o ambiente de trabalho ou qualquer janela específica de uma aplicação ou browser.
Ao contrário da funcionalidade Recall, disponível nos dispositivos denominados como Copilot+ PC, que capta automaticamente imagens periódicas do ecrã, o uso do Copilot Vision assemelha-se mais a partilhar o ecrã numa videochamada.
Ou seja, tu como utilizador podes ativar a funcionalidade clicando no ícone dos óculos na aplicação do Copilot e escolher o que pretendes partilhar, como se estivesses numa chamada de Zoom ou Teams. Provavelmente, é uma interface com o qual estás familiarizado, principalmente se tens muitas reuniões de trabalho online.
De acordo com a Microsoft, o Copilot Vision pode analisar conteúdos, oferecer sugestões, responder a perguntas e até guiar-te por voz durante o processo. Do mesmo modo, pode ser útil para melhorar um projeto criativo, otimizar o teu currículo ou receber orientações enquanto exploras um novo jogo, por exemplo.
Ainda que não esteja, para já, disponível para a maioria dos utilizadores Windows, o Copilot Vision começou a ser testado no ano passado, inicialmente apenas com a capacidade de acompanhar o que o utilizador via ao navegar no Edge. Já é possível usá-lo no smartphone para análise do que este vê através da câmara e, quem sabe, onde irá a seguir.
Fica por aqui para que não percas nenhuma novidade acerca deste e outros temas relacionados à Microsoft, Windows e similares.