Dark Mode estará quase a 100% no Windows

27 de Ago de 2025
Dark Mode estará quase a 100% no Windows

Foram quase seis anos de negligência para o Explorador de Ficheiros no que respeita ao Dark Mode. Depois de mais de seis anos praticamente sem avanços, a Microsoft parece estar finalmente a trabalhar para concluir o Dark Mode no Windows 11.

Desde que foi introduzido em 2016, com o Windows 10, o Dark Mode nunca foi transversal a tudo o que fazes no Windows. Em aplicações recentes ou redesenhadas – como as Settings do Windows 10/11, sim. Há Dark Mode. No entanto, aplicações como Explorador de Ficheiros não adotavam o dark mode na sua totalidade.

Contudo, de acordo com as mais recentes builds do Windows Insider, o Dark Mode parece estar mesmo aplicado a 100% e isso inclui o Explorador de Ficheiros, nomeadamente:

  • Janela de cópia de ficheiros
  • Janela de confirmação de eliminação
  • Pop-up de permissões de ficheiros

Assim, todos estes elementos passam a ter fundo e botões em tons escuros, alinhados com o resto da experiência do uso da aplicação. Bem, no fim do dia, ainda que seja algo residual, pode ter um significado mais relevante do que possa pensar.

De facto, não só é apreciado por alguns utilizadores, como torna o próprio Windows mais consistente, isento de falhas ou aspetos inacabados. Quando um utilizador opta pela ativação do Dark Mode está obviamente à espera que o mesmo se aplique em todos os cantos do sistema operativo e não apenas naqueles onde “dá”. E aí pode atribuir-se um pouco de culpas à Microsoft que, de um modo ou de outro, sempre adiou o processo de desenvolvimento deste aspeto no seu sistema operativo.

Se a Microsoft quiser oferecer uma experiência moderna e coesa, todos estes elementos também precisam ser atualizados. Ora, e quando é que ficará disponível para todos? Ainda não há uma data particular, mas especula-se que estas melhorias façam parte da atualização Windows 11 25H2, prevista para o final do presente ano.