A educação é uma das áreas onde a tecnologia tem tido um impacto mais transformador. Desde máquinas cada vez mais capazes, à velocidade e conectividade à Internet, até a ferramentas (como o ChatGPT ou Copilot), que quer alunos quer professores podem usar.
O Windows 11 não é muito diferente. Com o seu ambiente intuitivo e integração com ferramentas Microsoft, oferece aos professores e alunos uma plataforma rica em recursos para ensinar e aprender, colaborar e gerir aulas de forma mais eficaz.
Para os professores, uma das principais ferramentas é o Microsoft Teams for Education, uma plataforma que permite criar turmas virtuais, partilhar materiais, fazer chamadas de vídeo e até corrigir trabalhos de casa. Tudo, num só lugar. Para além disso, existe a integração com o OneDrive, que facilita o acesso a documentos em qualquer dispositivo, para além de garantir que o armazenamento não é um problema.
Já em contexto de sala de aula, os professores podem fazer o uso do Whiteboard, outro recurso nativo do Windows, que transforma o ecrã num quadro interativo. Neste quadro, para além disso, é possível desenhar, escrever e colaborar em tempo real com os alunos. Isto é, ideal para explicações visuais, aulas de matemática ou brainstorming coletivo.
Outra app muito útil e que provavelmente todos conhecem, é o OneNote. Há uma espécie de OneNote para a sala de aula – o Class Notebook. Este permite a criação de espaços privados para cada aluno e uma secção colaborativa para toda a turma. Ou seja, professor pode usar essa ferramenta através da escrita, correção e elaboração de comentários e acompanhamento do progresso dos estudantes ao longo do tempo.
Do mesmo modo, em termos de gestão de tempo, o Calendário Outlook pode ser uma ajuda preciosa para os professores, na medida em que permite organizar os seus dias letivos, preparar planos de aula e acompanhar prazos importantes. Estes recursos sincronizam-se com o smartphone e tablet, garantindo acesso contínuo às informações.
Finalmente, há ainda aspetos em redor da acessibilidade do Windows 11, ideais para qualquer contexto. Tais incluem legendas automáticas, controlo por voz, leitores de ecrã, entre outros. Assim, desde as ferramentas integradas, segurança reforçada e uma interface moderna, o Windows 11 é um aliado no processo de ensino, adaptando-se às exigências do mundo educativo. E pronto para mais um ano letivo.