Há 3 novas aplicações do Microsoft 365 que te podem tirar do sério

12 de Set de 2025
Há 3 novas aplicações do Microsoft 365 que te podem tirar do sério

Muitos utilizadores têm reparado que há três novas aplicações que aparecem como um certo “pop-up” ao iniciar o Windows. Afinal, a Microsoft começou a disponibilizar este mês as novas Companion Apps do Microsoft 365 para o Windows 11.  

São pequenas aplicações integradas diretamente na barra de tarefas, pensadas para dar acesso rápido a contactos, ficheiros e reuniões ou compromissos que agendaste, sem precisares de abrir programas completos. Tecnicamente, muito úteis para empresas, mas serão mesmo?!

As três aplicações são People, que permite visualizar o organograma da empresa, procurar colegas e iniciar rapidamente uma chamada ou mensagem no Teams, ou até enviar um e-mail diretamente. A segunda aplicação, trata-se de um mini Explorador de Ficheiros, chamado File Search. Isto é, oferece a possibilidade de uma pesquisa rápida de ficheiros no OneDrive, SharePoint, Teams e Outlook. É possível procurar por nome, autor ou palavras-chave, visualizar documentos antes de abrir e partilhar de forma simples. 

Por último, há a aplicação do Calendar, que, como mencionado anteriormente, mostra os próximos eventos do calendário do Microsoft 365, permite pesquisar compromissos e até entrar em reuniões diretamente pela barra de tarefas. 

Ora, mas porque lançou a Microsoft estas aplicações? Teoricamente, são leves, carregam automaticamente no arranque do Windows e ficam sempre acessíveis na barra de tarefas. A ideia é aumentar a produtividade, eliminando passos desnecessários para encontrar pessoas, documentos ou compromissos.

Contudo, podem tornar-se mais irritantes que outra coisa qualquer. Pelo menos, é a ideia que tem passado para a maioria dos utilizadores.