O Microsoft 365 Copilot é, para muitos, o maior aliado do dia a dia de trabalho nas organizações. No fundo, trata-se da possibilidade de explorar ao máximo o Copilot da Microsoft, no contexto laboral – podendo este ser um importante apoio na organização de e-mails, procura de ficheiros, entre outros.
Consequentemente, a Microsoft anunciou um novo conjunto de funcionalidades, que ajudam a localizar conteúdos, criar imagens e recolher informações. Estas novas funcionalidades fazem parte do segundo leque de atualizações do Microsoft 365 Copilot. Muitas destas capacidades já estão disponíveis, embora algumas comecem a ser lançadas em breve.
Com efeito, a empresa de Redmond detalhou, durante a Microsoft Build 2025, em que se baseiam as novas funcionalidades de um modo mais concreto, e o que os utilizadores podem esperar a partir daqui:
- A aplicação do Microsoft 365 Copilot fica ainda mais otimizada para a colaboração com recurso a agentes de AI – um dos temas fortemente abordados no evento para programadores mencionado anteriormente.
- Recebe uma nova experiência de criação (Create) que utiliza o GPT-4o da OpenAI para geração de imagens. E não só – podes ainda criar Posters, vídeos, banners promocionais e mais.
- Recebe o Copilot Notebook, que permite que cries um bloco de notas, passe a expressão, que integre informações a partir de chats de trabalho, ficheiros, páginas, e muito mais. agora oferecem insights e ações sugeridas com base em dados.
- Agentes de raciocínio “Researcher” e “Analyst”. Os nomes dizem tudo – o primeiro pretende ajudar o utilizador a criar documentos para apresentar em reuniões, saber mais sobre as empresas com que trabalha, entre outros. Já o Analista, pode ser usado para que, de um modo mais eficiente e rápido, sejam analisados todo o tipo de dados.

A aplicação Microsoft 365 Copilot tem agora uma interface melhorada, otimizada para colaborar com agentes de AI. Aliás, estes podem ser criados pelos utilizadores caso pretendam. De modo geral, os agentes de AI podem automatizar tarefas com base nos dados fornecidos. Isto é, permitir que o tempo investido nesse tipo de tarefas possa agora ser canalizado para outros fins, realçando a promoção por um aumento da produtividade.
Assim, numa aplicação que já se mostrava bem completa para quem pode usá-la no âmbito laboral, a mesma ficou melhor ainda. A ligação entre a Microsoft e a OpenAI, bem como Copilot e ChatGPT, respetivamente, permite que o primeiro evolua constantemente. E, neste caso, evolui e transforma-se de forma a ser a opção mais completa no que ao universo laboral diz respeito.
Veremos o que nos reserva a terceira vaga de atualizações da aplicação M365 Copilot.