Microsoft - A história desde a garagem aos dias de hoje

15 de Set de 2025
Microsoft - A história desde a garagem aos dias de hoje

A Microsoft é hoje sinónimo de inovação tecnológica, software de produtividade e dispositivos – ainda que poucos – que se encontram na vanguarda da tecnologia. Contudo, esta história começou como muitas outras, numa garagem em Albuquerque, New Mexico, em 1975.  

Fundada por Bill Gates e Paul Allen, a empresa tinha como objetivo inicial desenvolver linguagens de programação e software para os primeiros computadores pessoais. O grande impulso da Microsoft veio com a criação do MS-DOS em 1981, um sistema operativo que rapidamente se tornou padrão em computadores IBM. Na altura, a IBM fabricava computadores.

Quando a Microsoft ainda se chamava Micro-soft

Esta plataforma abriu portas ao desenvolvimento do Windows, que surgiria apenas quatro anos depois, em 1985. Após esse lançamento, e com o passar dos anos, o Windows mudou a forma como os utilizadores interagiam com os computadores, consolidando a posição da Microsoft no mercado global. 

É durante os anos 90 e início dos anos 2000, que a Microsoft expandia o seu negócio, não só nos Estados Unidos da América como em todo o mundo. Os produtos eram cada vez mais acarinhados, havia tempo para novos lançamentos a todo o momento e, por outro lado, o público era cada vez maior. 

A presença e relevância da Microsoft era tal que, fosse em eventos de lançamento ou em campanhas publicitárias, havia sempre espaço para grandes estrelas do mundo do cinema ou televisão aparecerem como cara de novos produtos. 

Ora, mas o que lançou a empresa nessa década? A título de destaque, o seguinte: 

  • Office Suite: o Pack de aplicações – na altura muitas menos – que transformou o dia a dia de milhares de pessoas no mundo laboral, mas também a de inúmeros alunos por todo o mundo. 
  • Internet Explorer: o navegador que dominou a web durante quase duas décadas. 
  • Xbox: o primeiro grande investimento no gaming, lançada em 2001, que criou um mercado multimilionário e se opôs às concorrentes presentes no mercado naquela altura, sendo hoje uma de três grandes players – ao qual se junta a clássica Nintendo e a PlayStation da Sony. 

A empresa começou a diversificar também o seu hardware, investindo em periféricos e dispositivos próprios, preparando-se para um futuro em que software e hardware funcionariam de forma integrada. 

Mais recentemente, a Microsoft consolidou-se como gigante global, adaptando-se a novas tendências tecnológicas. Focou-se mais (cada vez mais) em serviços e soluções empresariais – onde se encontra o Microsoft Azure, Dynamics 365 e soluções de Cloud –, ainda que continue presente no dia a dia dos utilizadores. 

O lançamento da gama Surface em 2012 marcou a entrada da Microsoft no mundo dos dispositivos híbridos, e reforçou que também a empresa de Redmond pode ser pioneira na introdução de dispositivos disruptivos, capazes de demonstrar às concorrentes qual o caminho a seguir.  

Hoje, os dispositivos Microsoft Surface são associados a alto desempenho, autonomia prolongada e conectividade de última geração, tirando pleno partido das funcionalidades do Windows 11. Disto isso, foi em 2021 que lançou o mais recente Windows 11, um sistema operativo centrado na produtividade, no design moderno e na inteligência artificial. A empresa começou a apostar cada vez mais na integração entre software e dispositivos, tornando a experiência do utilizador mais fluída e eficiente. 

Assim, mais do que em qualquer outro momento, a Microsoft é uma potência tecnológica que atua na nuvem (através do Azure), inteligência artificial (com o Copilot), gaming (Xbox e Game Pass), hardware (Surface) e produtividade (Microsoft 365).  

Mantendo a visão original de Gates e Allen, a empresa continua a transformar o dia a dia de milhões de utilizadores, combinando tradição e inovação. Continua a inovar na medida em que software, hardware e inteligência artificial caminham lado a lado para melhorar a forma como trabalhamos, aprendemos e criamos.