O evento Microsoft Build 2025 já arrancou e decorrerá de 19 (hoje) a 22 de maio, em Seattle e também em formato online. Este evento é o principal encontro global da Microsoft para programadores, que decorre anualmente, reunindo professionals, developers e entusiastas informáticos para explorar novas tecnologias, partilhar ideias e desenvolver competências.
Na edição deste ano, o foco está fortemente ligado a Inteligência Artificial (AI), Copilot, Azure, .NET, GitHub e ferramentas de programação emergentes. Com efeito, o Microsoft Build é uma oportunidade única para os que os developers possam conectar-se com líderes da indústria – nomeadamente Retail, Manufacturing, entre outros – aprenderem sobre as últimas inovações e participarem em sessões práticas e laboratórios interativos.
O evento está estruturado em torno de três princípios: conhecer os developers através do Developer Build Council, obter uma experiência presencial com foco em imersão e conexão dos oradores e público, e capacitar os developers para o futuro do AI, abordando receios e promovendo confiança.
Alguns dos destaques do evento:
- Keynote de abertura com Satya Nadella e final do Imagine Cup.
- Sessões práticas, laboratórios interativos, meetups com especialistas e sessões de networking
- Keynotes adicionais com líderes como Jay Parikh, Kevin Scott, Charles Lamanna e Scott Guthrie.
- Sessões técnicas, Open Hack para agentes de AI, certificações e experiências imersivas.
No caso das sessões a decorrer durante o Microsoft Build, destacam-se:
- Construção de Copilot Agents personalizados: Esta sessão prática mostra como criar agentes personalizados para o Microsoft 365 Copilot, usando tanto ferramentas no-code como o Copilot Studio quanto abordagens pro-code com Visual Studio e Azure AI. São ideiais para quem quer integrar dados empresariais e fluxos de trabalho em agentes inteligentes.
- Open Hack: Uma experiência prática onde é possível aprender a construir agentes de AI funcionais com orientação de especialistas da indústria. Inclui desafios técnicos e colaboração com outros developers.
- Laboratórios interativos e certificações: Sessões hands-on para explorar AI aplicado, com possibilidade de obter certificações Microsoft Applied Skills.
- Keynotes com foco em AI: Satya Nadella e Kevin Scott abordarão o futuro do AI e como a Microsoft está a integrar a inteligência artificial em todas as suas plataformas.
Assim, numa habitual "grande meeting" entre programadores e uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, obviamente que o tema mais destacado é a inteligência artificial. E, dentro disso, o Copilot, a "versão" do ChatGPT da Microsoft.