Nos últimos dias circularam rumores de que a Microsoft poderia abandonar o fabrico de consolas para apostar exclusivamente no Cloud Gaming. Isto porque, como poderás ter notado, há inúmeras lojas onde já é mesmo impossível encontrar consolas Xbox, por falta de stock. O mesmo acontece noutros mercados, nomeadamente o mercado espanhol, e não só.
Por outro lado, a especulação ganhou força após o aumento do preço do Xbox Game Pass e comentários em fóruns especializados, mas a empresa já veio desmentir oficialmente essa possibilidade.

Em comunicado enviado ao Windows Central, a Microsoft garantiu estar a investir ativamente no desenvolvimento de novas consolas e dispositivos próprios, concebidos e produzidos pela equipa Xbox. A tecnológica recordou ainda a parceria com a AMD, que será fundamental para a próxima geração de hardware.
Apesar de não ter revelado detalhes concretos sobre os novos modelos, a empresa reforçou a sua visão de criar uma plataforma de jogos acessível em qualquer dispositivo, sem estar limitada a uma única loja ou consola.
Contudo, ainda sobre a falta de consolas presentes em loja, o mesmo pode ter que ver com o que foi referido inicialmente – foco maior em Cloud Gaming – ou, em contrapartida, em novo hardware que possa ser anunciado e lançado brevemente. Isto é, tal como em 2019 se viu a Microsoft anunciar as novas consolas Xbox Series X|S, quem sabe o que poderá acontecer até ao final do ano.