Depois de mais de três décadas praticamente inalterado, o famoso diálogo Executar do Windows está a receber uma nova cara. Finalmente! Afinal, fazia (e faz) zero sentido que depois de tantas versões do Windows, ainda apresente um aspeto pré-2000.
Com efeito, a Microsoft está a testar, nas versões de pré-visualização do Windows 11, um design atualizado que se integra melhor na estética moderna do sistema operativo e inclui finalmente o tão pedido Dark Mode.
O novo visual aproxima-se mais de um App Launcher, embora mantenha exatamente as mesmas funções de sempre, isto é, abrir programas e ferramentas através de atalhos rápidos como mspaint para o Paint, calc para a calculadora ou dxdiag para o diagnóstico do DirectX.

Segundo utilizadores que já exploraram estas builds, será possível ativar ou desativar este design nas definições avançadas do sistema, permitindo a quem preferir o estilo clássico continuar a usá-lo.
Apesar de ainda não ter sido oficialmente anunciado, espera-se que esta versão modernizada do Executar seja disponibilizada em breve nas compilações públicas do Windows 11.
A mudança surge num momento em que a Microsoft tem vindo a apostar em ferramentas de produtividade como o Command Palette e o PowerToys Run, aproximando o sistema de soluções mais versáteis como o recém-lançado Raycast para Windows.