O suporte ao Windows 10 está a terminar. Sabe o que deves fazer!

18 de Mai de 2025
O suporte ao Windows 10 está a terminar. Sabe o que deves fazer!

Chegou o fim do Windows 10. Ou quase. A Microsoft tem vindo a comunicar com crescente urgência aos utilizadores de Windows 10 que efetuem a atualização para Windows 11 ou adquiram novos dispositivos, dado que o suporte gratuito ao Windows 10 termina a 14 de outubro de 2025, altura em que deixarão de ser disponibilizadas atualizações de segurança e correções de erros.  

Lançado há quase dez anos, a 29 de julho de 2015, o Windows 10 marcou o regresso do menu Iniciar e introduziu funcionalidades como o assistente Cortana, e muito mais. Com esta proximidade do fim do ciclo de vida, a Microsoft implementou notificações integradas no sistema, enviou emails e até sugeriu a compra de novos PCs para garantir que os utilizadores permaneçam protegidos e compatíveis com o software mais recente. A nova versão, já disponível há vários anos, também é a melhor, sem sombra de dúvida.  

Não atualizar torna o teu dispositivo vulnerável a ciberataques e incompatibilidades crescentes com aplicações modernas bem como ficheiros e dados. Deste modo, a atualização para o Windows 11 ou outras soluções são fortemente recomendadas. Após essa data, embora o sistema continue a funcionar, ficará suscetível a riscos de segurança, tornando-se incompatível com novas versões de software e serviços online.

O vídeo de lançamento do Windows 10

Alguns factos curiosos sobre o Windows 10 

  • Menu Iniciar renovado – na altura, a grande maioria dos utilizadores queria isso mesmo. O Windows 10 trouxe de volta o menu Iniciar clássico, com Live Tiles dinâmicas, substituindo a polémica interface do Windows 8. 
  • Cortana no Ambiente de Trabalho – aqui já um pouco mais entusiasmante, mas não muito prático. Pela primeira vez, o assistente digital Cortana esteve disponível em PCs, permitindo procuras por voz, definições de lembretes e integração com o Edge, mas como poderás lembrar-te, rapidamente se tornou pouco interessante para muitos utilizadores em todo o mundo dada a falta de evolução da mesma. 
  • Ambientes de Trabalho Virtuais – a Microsoft introduziu a funcionalidade Task View, que permite criar e alternar entre múltiplos desktops, otimizar o fluxo de trabalho e organizar janelas de forma intuitiva. 
  • Windows Hello – este introduzido numa altura em que ninguém falava de nada senão leitores de impressão digital, é o sistema de autenticação biométrica que suporta reconhecimento facial (e impressões digitais) presente desde muito cedo em equipamentos Windows, incluindo smartphones.  
  • Microsoft Edge – O substituto do Internet Explorer, integrado com funcionalidades de anotação em páginas web e pesquisa contextual com Cortana, que foi evoluindo ao longo dos anos, modificando-se, mas melhorando face a outros concorrentes. Hoje, o terceiro mais usado no mundo, atrás do Chrome e Safari. 

Assim sendo, tem isso em consideração e tenta atualizar o teu PC Windows 10 até outubro, ou salvaguarda todos os documentos e dados que possas ter num outro dispositivo. Só assim poderás garantir a tua segurança. 

Tens até ao dia 14 de outubro para o fazeres.