A Microsoft prepara-se para lançar, no próximo ano, uma versão totalmente renovada da aplicação OneDrive para Windows. A atualização traz um design mais próximo da aplicação móvel e inclui funcionalidades como uma galeria de fotografias, agora com “Organização/Vista” por pessoas com reconhecimento facial e até apresentações automáticas criadas por AI.
Para além disso, em vez do pequeno menu suspenso na barra de tarefas – que é bem irritante –, o OneDrive passa a ser uma aplicação completa, permitindo navegar pelas imagens guardadas na nuvem e identificar rostos para organizar álbuns personalizados. Como uma aplicação real, e não apenas uma extensão do Windows 11.

Do mesmo modo, outra novidade é a possibilidade de trabalhar também com fotografias locais, que poderão ser editadas e mantidas no computador ou carregadas para a cloud da Microsoft.
A empresa vai ainda integrar mais profundamente o Copilot no serviço, através de um Photos Agent, disponível para subscritores do Microsoft 365 Copilot e Premium. Este assistente funciona como um “chatbot de fotografias” onde basta pedir, por exemplo, todas as imagens de uma viagem ou de uma data específica, e o sistema organiza-as automaticamente em coleções ou álbuns.
Para iOS e Android, o OneDrive também receberá edição inteligente com AI, capaz de transformar fotos em estilos animados, eliminar duplicados ou corrigir imagens desfocadas. Por fim, a Microsoft introduziu uma melhoria no partilhamento de documentos. Isto é, agora basta copiar o URL de um ficheiro para o enviar, em vez de criar links especiais. O funcionamento é semelhante ao do Google Docs e evita os habituais erros de acesso negado.