A Microsoft continua a apostar fortemente nos Copilot+ PCs, o seu segmento ligado a portáteis e dispositivos futuristas, similares aos MacBook com processadores M1 e posteriores.
As mais recentes funcionalidades de AI da Microsoft para o Windows chegam de forma completa aos Copilot+ PC primeiro, mas a velocidade com que integram os mesmos também depende dos processadores de que são compostos. Até aqui, a preferência da empresa de Redmond não só tem recaído sobre portáteis Qualcomm Snapdragon, como em portáteis (como form factor).
Isso deve-se, nomeademente, ao facto da Intel não ter conseguido alcançar o padrão de qualidade proposto pela Microsoft – 40 TOPS (trillion operations per second) – no momento de lançamento da gama de processadores Core Ultra para desktop. Porém, um novo rumor aborda a possiblidade da Intel vir a lançar uma atualização destes processadores, que incluem mais velocidade e uma NPU mais avançada, capaz de ter acesso aos recursos Copilot+ PC.
Espera-se que este novo design da NPU leve a gama atualizada Core Ultra 200 para uma nova arquitetura, designada “NPU 4”, a mesma que se encontra nos CPUs para portáteis Lunar Lake da Intel, que receberam funcionalidades de AI dos Copilot+PC em novembro. Isto permitiria, finalmente, ter PCs de secretária com uma NPU capaz a utilizarem os mesmos recursos que um Copilot+ PC.
Ao que tudo indica, a nova NPU será a principal novidade da atualização Arrow Lake Refresh, uma vez que não deverá incluir mais núcleos de CPU ou GPU em relação aos atuais processadores Core Ultra 200. Mais espaço no chip para a NPU poderá desapontar os jogadores que esperavam uma Intel mais competitiva no segmento de CPUs para desktop.
Assim, pode ser que, também neste âmbito, a Intel consiga recuperar parte do destaque que já teve no passado, algo que tem tentado reconquistar contra os processadores da Apple, Qualcomm e AMD. Aliás, tudo indica que a Intel só voltará a competir com os Ryzen 9800X3D e 9950X3D da AMD, em termos de desempenho para jogos, com a chegada da próxima geração Nova Lake em 2026.