A Valve surpreendeu o mercado ao anunciar a nova Steam Machine, uma aposta ousada que promete unir o melhor dos mundos PC e consola. Depois do sucesso do Steam Deck, a empresa volta a investir em hardware dedicado ao gaming, desta vez com um mini PC pensado para a sala de estar e com lançamento previsto para a primavera de 2026.
O novo dispositivo apresenta um design compacto, inspirado na Xbox Series X, mas com tecnologia mais recente. Eis alguns dos pontos fortes:
- Processador: AMD Zen 4 de 6 núcleos/12 threads, até 4.8 GHz.
- Gráfica: AMD RDNA3 com 28 unidades de computação, suporte para ray tracing e jogos em 4K a 60 FPS.
- Memória: 16 GB DDR5 + 8 GB GDDR6 dedicados à GPU.
- Armazenamento: versões de 512 GB e 2 TB, com slot para microSD.
- Conectividade: Ethernet 1 Gbps, Wi‑Fi 6E, Bluetooth dedicado e várias portas USB.
- Sistema operativo: SteamOS, otimizado para jogos, com suspensão rápida e integração com Steam Cloud.
Porém, um dos maiores destaques nem são as suas especificações, mas sim o que está dentro a nível de software. A Steam Machine não se limita ao ecossistema da Valve. É compatível com comandos Xbox, PlayStation e periféricos de PC, tornando a experiência mais flexível.
Porém, para quem preferir algo mais específico da Valve, a empresa não desiludiu e introduziu o novo Steam Controller, com:
- Autonomia superior a 35 horas.
- Sticks magnéticos sem drift.
- Trackpads com feedback háptico.
- Botões traseiros programáveis.
O grande trunfo da Steam Machine é ser o primeiro dispositivo “console‑like” a oferecer jogos de Steam, Xbox e PlayStation num só sistema. Isto quebra barreiras de exclusividade e aproxima ainda mais o gaming de um modelo universal.
Apesar de algumas limitações (como títulos com sistemas anti‑cheat mais restritivos), a biblioteca da Steam continua a ser uma das mais vastas e diversificadas do mercado. Além disso, o SteamOS permite instalar outros launchers e até usar o modo desktop completo, transformando o aparelho num verdadeiro mini PC.
Assim, num momento em que Xbox e PlayStation enfrentam crescimento mais lento, a Valve aposta em inovação e conveniência. A Steam Machine pode ser a ponte entre consola e PC, oferecendo potência, flexibilidade e uma biblioteca quase infinita. Se a Valve conseguir alinhar este lançamento com um título de peso – quem sabe até o mítico Half-Life 3 – o impacto poderá ser histórico.
Agora é perceber como impactará o mercado da Sony e Microsoft, no que à PlayStation e Xbox, diz respeito respetivamente.