Steam Machine - O computador que quer abanar o mercado das consolas
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Steam Machine - O computador que quer abanar o mercado das consolas

A Valve surpreendeu o mercado ao anunciar a nova Steam Machine, uma aposta ousada que promete unir o melhor dos mundos PC e consola. Depois do sucesso do Steam Deck, a empresa volta a investir em hardware dedicado ao gaming, desta vez com um mini PC pensado para a sala de estar e com lançamento previsto para a primavera de 2026. 

O novo dispositivo apresenta um design compacto, inspirado na Xbox Series X, mas com tecnologia mais recente. Eis alguns dos pontos fortes: 

  • Processador: AMD Zen 4 de 6 núcleos/12 threads, até 4.8 GHz. 
  • Gráfica: AMD RDNA3 com 28 unidades de computação, suporte para ray tracing e jogos em 4K a 60 FPS. 
  • Memória: 16 GB DDR5 + 8 GB GDDR6 dedicados à GPU. 
  • Armazenamento: versões de 512 GB e 2 TB, com slot para microSD. 
  • Conectividade: Ethernet 1 Gbps, Wi‑Fi 6E, Bluetooth dedicado e várias portas USB. 
  • Sistema operativo: SteamOS, otimizado para jogos, com suspensão rápida e integração com Steam Cloud. 

Porém, um dos maiores destaques nem são as suas especificações, mas sim o que está dentro a nível de software. A Steam Machine não se limita ao ecossistema da Valve. É compatível com comandos Xbox, PlayStation e periféricos de PC, tornando a experiência mais flexível.

Porém, para quem preferir algo mais específico da Valve, a empresa não desiludiu e introduziu o novo Steam Controller, com: 

  • Autonomia superior a 35 horas. 
  • Sticks magnéticos sem drift
  • Trackpads com feedback háptico. 
  • Botões traseiros programáveis. 

O grande trunfo da Steam Machine é ser o primeiro dispositivo “console‑like” a oferecer jogos de Steam, Xbox e PlayStation num só sistema. Isto quebra barreiras de exclusividade e aproxima ainda mais o gaming de um modelo universal. 

Apesar de algumas limitações (como títulos com sistemas anti‑cheat mais restritivos), a biblioteca da Steam continua a ser uma das mais vastas e diversificadas do mercado. Além disso, o SteamOS permite instalar outros launchers e até usar o modo desktop completo, transformando o aparelho num verdadeiro mini PC. 

Assim, num momento em que Xbox e PlayStation enfrentam crescimento mais lento, a Valve aposta em inovação e conveniência. A Steam Machine pode ser a ponte entre consola e PC, oferecendo potência, flexibilidade e uma biblioteca quase infinita. Se a Valve conseguir alinhar este lançamento com um título de peso – quem sabe até o mítico Half-Life 3 – o impacto poderá ser histórico.

Agora é perceber como impactará o mercado da Sony e Microsoft, no que à PlayStation e Xbox, diz respeito respetivamente.