Surface Laptop Studio 2 - Ainda vale a pena em 2025?

29 de Mai de 2025
Surface Laptop Studio 2 - Ainda vale a pena em 2025?

Muito se tem falado sobre o Surface Laptop Studio 2, na medida em que, de acordo com alguns rumores, não terá um sucessor. Porém, e ainda que essa informação seja, para já, uma suposição, quer isso dizer que o portátil não é bom e que não merece a tua atenção?

Ora, em 2025, o Surface Laptop Studio 2 continua a ser uma escolha muito boa para profissionais criativos, engenheiros, designers e utilizadores exigentes que procuram um dispositivo versátil e potente. Aliás, dependendo da versão, se fores ocasionalmente Gamer, poderás contar com este para alguns momentos de lazer.

Desempenho de topo

O indicador maior que poderia espelhar o seu envelhecimento é a velocidade e desempenho. Equipado com processadores Intel Core i7-13700H de 13.ª geração e opções de GPU dedicadas como a NVIDIA GeForce RTX 4050 ou 4060.

Isto é, o Surface Laptop Studio 2 – talvez o mais estranho (pela positiva) portátil da empresa de Redmond – oferece um desempenho robusto para tarefas exigentes como edição de vídeo, modelação 3D e design gráfico. Com até 64GB de RAM LPDDR5X e armazenamento SSD removível de até 2TB, garante fluidez e rapidez mesmo nos fluxos de tarefas mais intensivas.

Ecrã e interatividade superiores

a laptop computer sitting on top of a wooden desk
Photo by Ricardo Resende / Unsplash

O ecrã tátil PixelSense Flow de 14,4 polegadas, com resolução de 2400x1600 e refresh rate de 120Hz, proporciona uma experiência visual imersiva e responsiva. Por outro lado, se o objetivo do uso deste equipamento tiver que ver com uma vertente mais criativa, então a compatibilidade com a Surface Slim Pen 2 (vendida separadamente) poderá ter algum peso, na medida em que permite uma escrita e desenho precisos, ideal para artistas e designers.

Design versátil e inovador

Como mencionado anteriormente, o design fala por si. Mostra como o dispositivo é distinto, sem perder o fator “Pro”, mas seguindo sempre um look premium e sóbrio. O design 2-em-1 permite alternar entre modos de portátil, estúdio e apresentação, adaptando-se às tuas necessidades. O touchpad háptico de grande dimensão oferece uma resposta tátil muito boa, como poderás imaginar, pelo que se apresenta uma solução caso não pretendas andar com um rato para todo o lado.

Conectividade e expansibilidade

Aqui, só tu poderás saber se faz jus às tuas necessidades ou não. Porém, o Surface Laptop Studio 2, conta com duas portas USB-C Thunderbolt 4, uma porta USB-A e um leitor de cartões microSD. Ou seja, permite várias opções de conectividade e não abandona a clássica entrada USB, para Pens (se é que ainda alguém usa disso) e outros cabos ou ligações.

Finalmente, ainda neste âmbito, graças à sua capacidade de processamento e conectividade, podes ainda liga-lo a monitores externos de pretenderes, sem que isso se torne num problema ou limite a velocidade do equipamento.

Conclusão

Assim, ainda que tenha sido lançado há já algum tempo, este equipamento continua a ter tudo aquilo que um utilizador possa precisar, e mais ainda. Dada a sua configuração a nível de processador e gráfica, bem como quantidade de RAM disponível, o Laptop Studio 2 oferece uma experiência de utilização do Windows 11 distinta e singular.

Ainda que não se trate de um Copilot+ PC, é um computador portátil robusto a ter em consideração e que, dado o aproximar do final de stock do mesmo, estará sob efeito promocional de modo frequentemente no futuro.

Se procuras um portátil Windows, de elevado calibre e procuras uma boa oportunidade, o Surface Laptop Studio 2, agora em fim de vida, poderá ser a escolha ideal para ti.