A Microsoft lançou os novos Copilot+ PC da sua autoria, os Surface Pro 12” e Surface Laptop 13”. Sim, parece complexo ao início, mas a nova nomenclatura dos equipamentos fá-los distinguir-se dos outros com base nas polegadas do ecrã.
Ou seja, com os novos terminais, a empresa de Redmond passa a ter cinco opções Copilot+ PC no mercado – dois Surface Pro, um com 12 e outro 13 polegadas de ecrã, e três Surface Laptop, com 13, 13,8 e 15 polegadas de ecrã. Fora essas cinco variantes, sobra o Surface Laptop Studio 2, que ao que tudo indica deverá ser o último da sua gama.
Mas falemos dos dois novos equipamentos. Um ano depois da introdução dos Copilot+ PCs, ambas as máquinas da Microsoft colocam o foco na combinação entre portabilidade extrema, autonomia prolongada e experiências de AI locais. Tudo isso baseado nos processadores Qualcomm Snapdragon X Plus com NPU de 45 TOPS.
Os preços começam nos 999€ para o Pro de 12″ e nos 1119€ para o Laptop de 13″, e ficarão disponíveis no mercado nacional, numa só cor, no próximo dia 10 de junho. Infelizmente, ainda que internacionalmente tenham sido anunciados em três cores distintas, apenas a tonalidade Platina chegará a Portugal.
Design e portabilidade
Surface Pro 12″
- Formato 2-em-1: tablet com apenas 680g com kickstand ajustável e teclado destacável (também vendido separadamente). Aqui vale a pena realçar que o teclado do Surface Pro 12” é compatível apenas com este novo modelo, e que teclados antigos não funcionam com o mesmo.
- Slim Pen: não está incluída com o equipamento, mas pode ser usada para uma experiência mais completa e colocada de modo magnético na parte traseira para carregamento e armazenamento seguros.

Surface Laptop 13″
- Dimensões e peso: o mais fino e leve de sempre na linha Laptop, com um acabamento em alumínio anodizado que concede o aspeto premium habitual dos Surface.
- Portabilidade: criado a pensar na possibilidade de o levares para todo o lado, numa mochila compacta, ideal para quem trabalha em movimento.

Desempenho, ecrã e autonomia
- Processador: ambos integram o novo Snapdragon X Plus de 8 núcleos, acompanhado por um NPU de 45 TOPS, mas com o selo de garantia de um Copilot+ PC, pelo que neste âmbito não terás nada que recear.
- Ecrã: os dois modelos contam com ecrãs PixelSense habituais dos computadores da Microsoft, com margens finas e possibilidade de recurso ao toque.
- Autonomia: aqui, destaca-se o modelo Laptop 13” que oferece até 23 horas de reprodução de vídeo. Já o Surface Pro 12” apenas 16 horas de autonomia usando o mesmo tipo de espectro comparativo. Quanto ao carregamento, lembra-te que em Portugal nenhum dos equipamentos inclui unidade de carregamento na caixa. Ou seja, poderás fazê-lo através de uma alternativa (comprada em separado) e usando um cabo USB-C para tal, já que estes equipamentos perderem a porta Surface Connect.

Não te enganes. Estes equipamentos são Copilot+ PC. São computadores portáteis da Microsoft a pensar na portabilidade e na possibilidade de levares contigo, para todo o lado, uma experiência completa no que toca à Inteligência Artificial.
Através das experiências únicas no Windows, do Copilot e de algumas particularidades só oferecidas por equipamentos com processadores Qualcomm Snapdragon, são os equipamentos mais económicos e recentes lançados pela empresa de Redmond.
O Windows 11 está em constante desenvolvimento e conta com inúmeros recursos relacionados com inteligência artificial – ainda que alguns fiquem apenas disponíveis, em Portugal, no futuro com uma atualização do sistema operativo.
Assim, com estas novidades a Microsoft reforça a sua aposta num portfólio de dispositivos que privilegia a simplicidade, a integração de AI diretamente no hardware e a sua estratégia como concorrente séria à Apple e MacBooks – muitas vezes comparados aos produtos da Microsoft pela própria. O Surface Pro 12″ e o Surface Laptop 13″ representam, assim, opções competitivas para profissionais, estudantes e utilizadores que valorizem mobilidade, autonomia e funcionalidades de ponta a preços mais acessíveis.