Afinal, a Microsoft anunciou que vai disponibilizar gratuitamente o programa de atualizações de segurança prolongadas do Windows 10 a todos os utilizadores que sincronizem os dados de definições do PC com a cloud, através de uma Conta Microsoft. Para tal, os utilizadores só terão de utilizar a nova aplicação Cópia de Segurança do Windows.
Como saberás, o suporte ao Windows 10 termina no próximo dia 14 de outubro. Contudo, a empresa garante agora que continuará a oferecer, por mais um ano, atualizações de segurança, essenciais para a manutenção de qualquer dispositivo.
No computador Windows 10, é possível encontrar a app Cópia de Segurança – ou Windows Backup – que permite sincronizar documentos, imagens, aplicações, credenciais e definições do sistema na nuvem, recorrendo ao OneDrive.
De modo gratuito, cada utilizador tem direito a 5GB de armazenamento. Contudo, o mesmo pode ser aumentado através da subscrição Microsoft 365 (Pessoal ou Familiar). Muito provavelmente, só assim será possível guardares em segurança tudo aquilo que estiver no PC.
Com mais de metade da base de utilizadores do Windows ainda a usar o Windows 10, a Microsoft estará preocupada com a possibilidade de mais de 500 milhões de PCs ficarem sem suporte e expostos a ameaças de segurança. Ao tornar as atualizações de segurança gratuitas, a empresa garante que uma grande parte destes dispositivos continuará protegida por mais um ano.
Porém, quem optar por não utilizar uma Conta Microsoft nem pagar pelo suporte prolongado, ficará sem atualizações a partir de 14 de outubro de 2025. Inicialmente, os utilizadores poderão não notar grandes diferenças, mas com o tempo, à medida que forem sendo descobertas novas vulnerabilidades, o risco para o sistema aumentará.
Finalmente, a preferência da Microsoft continua a ser a migração dos utilizadores para o Windows 11, seja em dispositivos compatíveis ou através da compra de um novo computador. E verdade seja dita, muito provavelmente, um portátil ou PC Windows que não suporte o Windows 11 estará a precisar da reforma.