Windows 11 - Como aumentares a autonomia do teu portátil?

13 de Ago de 2025
Windows 11 - Como aumentares a autonomia do teu portátil?

Atualmente, discute-se muito o que é um computador. Se um desktop que está sempre no mesmo sítio ligado a um monitor, se um portátil, um tablet, ou até mesmo um smartphone. 

A verdade é que, seja qual o form factor, os portáteis são ferramentas indispensáveis para trabalho, estudo e lazer. Daí que exigimos mais e mais destes equipamentos e vários estudos de mercado comprovam que, no entanto, a característica que os utilizadores mais previligiam é mesmo a duração da bateria – ou a sua autonomia.

O Windows, principalmente na sua verão mais recente, o Windows 11, tem investido bastante em tornar-se cada vez mais eficiente e, em contrapartida, aumentar a autonomia do dispositivo onde se encontra. 

woman in black shirt sitting on gray concrete bench during daytime

Com efeito, já proveniente do Windows 10, há funcionaliades que te ajudam nesse aspeto, e não é apenas a de ativação do modo Poupança de Bateria. Entre as funcionalidades, destaca-se o "Modo de eficiência", que ajusta dinamicamente o desempenho e o consumo de energia com base nas tarefas em execução. Esta funcionalidade é especialmente útil quando estamos longe de uma fonte de energia e precisas de maximizar o tempo de utilização. 

Por outro lado, quando não ligado à corrente, podes aceder às Definições de Sistema e lá encontrás mais opções respeitantes à gestão da bateria. Nomeadamente, para poderes optar pelas opções Recomendada, Melhor Desempenho ou Máximo Desempenho. Isso resulta numa gestão mais cuidada da autonomia do PC, feita pelo próprio Windows. 

Outro aspeto está na forma como o sistema lida com processos em segundo plano, limitando os recursos que aplicações não essenciais podem utilizar. Do mesmo modo, as fabricantes de hardware também têm colaborado com a Microsoft para oferecer drivers e firmware otimizados para o sistema operativo, contribuindo para um funcionamento mais eficiente e menos exigente a nível energético. Mas isso, por si só, é conversa para outro dia. 

Assim, ainda que as baterias e autonomias respetivas continuem a não ser perfeitas, são hoje bem melhor que anteriormente. A Microsoft continua a trabalhar de modo a que o Windows 11 possa ser ainda mais eficiente e, portanto, mais prático para ti.