Windows 11 já é o mais utilizado e ultrapassa Windows 10

Vários anos após o lançamento do Windows 11 – muito contestado pelos mais nerds no momento da sua chegada...

9 de Jul de 2025
Windows 11 já é o mais utilizado e ultrapassa Windows 10

Vários anos após o lançamento do Windows 11 – muito contestado pelos mais nerds no momento da sua chegada ao mercado –, a Microsoft pode finalmente dizer que este é o sistema operativo mais usado do mercado. Para computador. 

Ora, depois de um lançamento atribulado, na medida em que pecava pelo desaparecimento de algumas features, introduzidas entretanto, o Windows 11 conseguiu finalmente o lugar do sistema operativo da Microsoft mais usado do mercado.

a macbook air laptop in a dark room

Meses antes da data de fim de suporte do Windows 10, segundo o StatCounter, quase quatro anos após o seu lançamento, o Windows 11 conta agora com 52% de quota de mercado, comparado com os 44,59% da versão anterior. 

O Windows 11 já se tinha tornado no sistema operativo mais popular para jogos de PC em setembro, mas, de forma geral, a sua adoção continuava atrás do Windows 10. Aliás, algo também que se presumia é que, tal como era expectável, o Windows 11 teve um ritmo de adoção mais lento que o Windows 10 após a sua chegada, na medida em que muitos utilizadores quiseram, na altura, sair do Windows 8 e 8.1 assim que possível.  

Por outro lado, uma das razões para esta adoção mais lenta prende-se com os requisitos de hardware do Windows 11. Apesar da Microsoft ter oferecido a atualização gratuita aos utilizadores do Windows 10, milhões de computadores ficaram de fora devido às exigências mais rigorosas em termos de processador e segurança. Seja como for, a Microsoft tem tentado convencer os utilizadores desses dispositivos a atualizarem o seu hardware para poderem instalar o Windows 11, por vezes recorrendo a notificações incomodativas nos dispositivos atuais dos utilizadores. 

Como sabes, o suporte ao Windows 10 termina a 14 de outubro, e a Microsoft anunciou recentemente que irá oferecer um ano adicional de atualizações de segurança de forma gratuita a consumidores que ativem o Windows Backup e sincronizem a pasta "Documentos" com o OneDrive.