Há vários meses, anos até, que a Microsoft tenta aproximar o Windows do mercado mobile. Depois de ter perdido espaço para sempre em matéria dos smartphones como produto e form factor, a empresa de Redmond tenta aproximar a integração destes equipamentos no Windows 11 com a introdução de vários recursos. Muitos deles, bem úteis.
Com efeito, a última revelação tem que ver com a funcionalidade "Cross Device Resume" para o Windows 11. Esta, por sua vez, permite que aplicações sincronizem de forma contínua entre Android e PC aquilo que nelas está a acontecer.
A Microsoft detalhou que esta nova funcionalidade, em breve no Windows 11, permitirá aos programadores integrar o "Cross Device Resume" nas suas aplicações. Ou seja, algo muito semelhante ao "Handoff" da Apple, disponível no Mac e no iPhone, que permite sincronizar apps entre dispositivos.

A funcionalidade foi revelada numa sessão do Microsoft Build 2025 demonstrou como este recurso pretende funcionar através da exemplificação com a aplicação do Spotify. Ou seja, imagina que estás a ouvir NUEVAYoL do Bad Bunny no teu smartphone Android. No PC, a aplicação do serviço de streaming de música na barra de tarefas com um ícone de smartphone/telemóvel. Aí terás a possibilidade de passar o cursor e verás a opção de “transferir” a reprodução da música instantaneamente para o computador, no ponto em que estás.
Embora o Spotify tenha sido usado como exemplo nessa demonstração, tudo indica que o WhatsApp também irá tirar partido desta funcionalidade. A Microsoft afirma que os programadores de terceiros poderão integrar o “Cross Device Resume” nas suas aplicações.
Uma vez mais, tal abrirá uma nova via para que os utilizadores possam ter uma experiência ainda mais fluída entre o seu computador e smartphone. O mesmo já se sucede na transferência de ficheiros, execução de chamadas ou envio de mensagens. E, nalguns casos, como acontece com equipamentos Samsung, mais integrado ainda.
Agora há que aguardar que a nova funcionalidade seja introduzida numa atualização futura do Windows.