Windows Hello tornou-se incapaz de ser usado em ambientes escuros

O Windows Hello está disponível desde há muito tempo no sistema operativo de computadores da Microsoft. E, numa altura em que alternativas como...

20 de Jun de 2025
Windows Hello tornou-se incapaz de ser usado em ambientes escuros

O Windows Hello está disponível desde há muito tempo no sistema operativo de computadores da Microsoft. E, numa altura em que alternativas como o FaceID e outros recursos similares são moda, vale a pena lembrar que o Windows Hello chegou ao mercado quando o mais procurado método de bloqueio de equipamentos era feito por recurso à impressão digital. 

Porém, de acordo com uma atualização recente do Windows 11, a funcionalidade de reconhecimento facial do Windows Hello da Microsoft deixou de funcionar em ambientes escuros.

A mudança foi introduzida discretamente em abril, como parte de uma atualização de segurança destinada a corrigir uma vulnerabilidade que permitia falsificar o sistema de autenticação facial. No entanto, essa correção acabou por limitar uma das funcionalidades mais práticas do Windows Hello no Windows 11. 

Teoricamente, a alteração começou a ser notada por utilizadores de portáteis Surface, que repararam que já não conseguiam fazer login com o rosto em locais com pouca ou nenhuma luz. Porém, a empresa de Redmond confirmou a mudança nas notas de atualização de abril: “Após instalar esta ou uma atualização posterior do Windows, e para reforçar a segurança, o reconhecimento facial do Windows Hello passa a exigir câmaras a cores capazes de ver o rosto visivelmente no momento do início de sessão.”. 

Mesmo assim, existe uma forma de contornar esta limitação, que passa por desativar a webcam através do Gestor de Dispositivos do Windows 11. Esta solução não é, contudo, viável, na medida em que impede o uso da câmara em chamadas de vídeo ou em aplicações que dela dependem. 

Vale relembrar que o Windows Hello utiliza uma combinação entre a câmara e sensores infravermelhos para identificar o rosto do utilizador. Finalmente, ainda não se sabe se a Microsoft irá reintroduzir a funcionalidade de desbloqueio no escuro no futuro. Veremos o que acontecerá no futuro.

Via