Windows Recall - A chegada a Portugal estará para breve

17 de Mai de 2025
Windows Recall - A chegada a Portugal estará para breve

Vamos falar do Recall? O Recall é um recurso do Windows 11 anunciado pela Microsoft em maio de 2024 com os novos Copilot+ PCs, que permite “retratar os seus passos” ao capturar snapshots periódicos do ecrã e indexar o seu conteúdo para pesquisa.

Após um adiamento devido a preocupações de segurança e privacidade - o famoso escândalo - o Recall entrou em fase de "disponibilidade limitada" no mês passado, estando já ativo nalgumas regiões e idiomas (inglês, francês, alemão, espanhol, japonês e chinês simplificado).

Porém, a empresa de Redmond anunciou que a o rollout continuará nas próximas semanas, prevendo-se que chegue a Portugal em breve. Entre as suas principais vantagens, destaca-se a capacidade de encontrar conteúdo visto anteriormente apenas com descrições em linguagem natural, bem como retomar momentos específicos de aplicações e documentos exatamente onde os tinhas deixado.

O Recall permite usar consultas em linguagem natural, recuperando resultados pela semelhança de texto e imagem. Ou seja, elimina a necessidade de te lembrares de nomes de ficheiros ou navegar em diversas pastas. Cada snapshot inclui um link para a aplicação ou documento original.

Um dos aspetos que levantou questões no ano passado foi a possibilidade de ativar ou desativar esta feature. De facto, cada utilizador pode ativar o Recall voluntariamente, ou desativá-lo a qualquer momento nas definições do Copilot. Por outro lado, os dados são armazenados localmente, com encriptação forte, e não são enviados para a cloud pela Microsoft. Finalmente, é possível limpar a base de dados de snapshots ou excluir ficheiros individuais diretamente na interface do Recall. 

O Recall (Lembrança, em português) foi desenhado para reduzir o tempo gasto a procurar informação previamente visualizada, especialmente em fluxos de trabalho que envolvem múltiplas janelas, pesquisas online e documentos.

Em parte, hoje em dia, podes usar o Copilot no Windows para teres parte das vantagens que este recurso te dá. Isto é, o caso mais prático é mesmo o de não perderes mais tempo à procura de um documento, na medida em que podes pedir ao Copilot para o fazer por ti.

Veremos quando ficará disponível em Portugal. Esperemos que para breve.