A Gamescom serviu, entre muitas outras coisas, para que ficássemos a saber mais sobre a nova consola portátil da Microsoft e Asus. Além disso, a mesma passa a ter uma data marcada para 16 de outubro.
Tanto a Xbox Ally como a versão mais avançada, Xbox Ally X, chegam nesse dia a vários mercados em todo o mundo. Contudo, para já, ainda não foram abertas pré-encomendas nem divulgados os preços oficiais. Em paralelo, a Microsoft anunciou também o seu novo programa de compatibilidade para consolas portáteis, criado para identificar os jogos otimizados para os modelos Xbox Ally.
Felizmente para vários jogadores, ansiosos pela chegada das consolas, estas estarão presentes no mercado português numa primeira fase. As duas Ally estarão disponíveis no dia 16 de outubro em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Japão, entre muitos outros. Porém, a expansão para alguns mercados, como é o caso do Brasil, apenas acontecerá numa fase posterior.
O modelo branco, a ROG Xbox Ally, foi pensada para jogos em 720p, enquanto a que versão preta, ROG Xbox Ally X, aposta em desempenho superior com suporte para 1080p. Ambas partilham o mesmo ecrã de 7 polegadas a 1080p, com taxa de atualização de 120Hz e suporte para VRR.
Em termos de hardware, a Xbox Ally integra o processador AMD Ryzen Z2 A, acompanhado por 16GB de RAM LPDDR5X-6400 e um SSD M.2 2280 de 512GB. Por outro lado, a Xbox Ally X eleva a fasquia, incluindo o AMD Ryzen AI Z2 Extreme, 24GB de RAM LPDDR5X-8000 e um SSD de 1TB.
Finalmente, a Microsoft lançou um novo programa de compatibilidade dedicado às novas consolas, com duas labels distintas: “Handheld Optimized” e “Mostly Compatible”. Isto ]e, os primeiros jogos, etiquetados dessa forma, incluem controlos pré-configurados, ícones corretos e resolução adequada em ecrã inteiro. Porém, os segundos podem exigir pequenos ajustes nas definições para garantir a melhor experiência em modo portátil.
Seja como for, tratam-se de dois dispositivos relativamente similares, bem definidos para o respetivo target, que levam a experiência Xbox mais longe. Com o crescimento visível da aposta da Microsoft no mercado Gaming via Cloud, poderão ser estes um bom companheiro para quem procura jogar o que mais gosta, onde e quando quiser.