Xbox Cloud Gaming poderá chegar a todas as versões do Game Pass

2 de Set de 2025
Xbox Cloud Gaming poderá chegar a todas as versões do Game Pass

A Microsoft vai alargar a tecnologia Xbox Cloud Gaming aos subscritores do Xbox Game Pass Core e Standard – e isto são excelentes notícias. Isto é, deixa de ser necessário optar pelo mais caro Xbox Game Pass Ultimate para aceder a jogos na cloud.  

No âmbito de um teste para membros do programa Xbox Insider, a empresa norte-americana está também a disponibilizar alguns jogos de PC a quem tem as subscrições Core ou Standard. Vale a pena lembrar que o Core equivale ao antigo Live Gold, e que o Standard – apenas para Consola – é relativamente limitado em termos de oferta. Ambos os planos parecem um pouco caros para o que oferecem atualmente, mas ainda assim mais económicos que a versão Ultimate.

Até agora, apenas os utilizadores do Game Pass Ultimate podiam jogar através da nuvem, mas em troca de um valor mensal bem mais elevado. Com este novo teste, os membros do programa Insider podem começar a experimentar o streaming de jogos incluídos no Core e Standard, ou até títulos na nuvem que já tenham adquirido. Ora, e o que isso quer dizer? 

Segundo a equipa Xbox Insider, “os subscritores do Game Pass Core e Standard poderão transmitir jogos jogáveis na nuvem incluídos na sua subscrição, ou títulos compatíveis que possuam na sua biblioteca”. 

A decisão surge apenas uma semana depois da Microsoft ter dado pistas sobre formas de acesso ao Xbox Cloud Gaming mais económicas e acessíveis. A empresa já tinha explorado a ideia de uma versão dedicada do serviço e até levantou a hipótese de, no futuro, existir um modelo gratuito suportado por anúncios. Numa altura em que o que a Microsoft mais procura é atrair novos subscritores para o Game Pass, bem como incrementar a adoção de jogos via cloud, parece esta ser uma ótima estratégia para tal. 

Para além disso, a Microsoft está também a abrir a porta a jogos de PC para subscritores do Core e Standard. “Durante o teste, os Xbox Insiders com Game Pass Core ou Standard poderão, pela primeira vez, aceder a versões de PC de títulos selecionados, oferecendo mais flexibilidade e a possibilidade de jogar num computador ou dispositivo portátil com Windows”. 

Finalmente, resta agora saber qual o resultado de tais testes e as suas consequências –nomeadamente, quanto tempo tardará até que possa realmente ser possível, para qualquer player, jogar os jogos que pretende, mesmo que seja através da cloud.