Dessa forma, e após muita contestação, a empresa norte-americana decidiu suspender temporariamente os aumentos de preço do Xbox Game Pass Ultimate para subscritores em determinados países. Embora tenha anunciado recentemente o acréscimo de 50% no valor da subscrição, esta alteração aplica-se, para já, apenas a novas adesões.
Utilizadores com planos de renovação automática em países como Alemanha, Irlanda, Coreia do Sul, Polónia e Índia continuarão a pagar o valor anterior. Ainda não é certo que se aplique a outros mercados, nomeadamente o português, mas a verdade é que, por agora, e até que mais esclarecimentos sejam dados, talvez compense manter a renovação automática da subscrição ativada.
Consequemente, a empresa esclareceu, através de um e-mail enviado aos subscritores, que quem cancelar e voltar a subscrever será cobrado com base na nova tarifa. Segundo a Microsoft, esta medida respeita exigências locais e garante que os atuais clientes nestes mercados serão informados com pelo menos 60 dias de antecedência antes de qualquer alteração nos preços. Por exemplo, na Irlanda, os subscritores com renovação automática ativa continuarão a pagar €17,99 mensais, em vez dos novos €26,99.
Assim, a suspensão dos aumentos nestes países representa uma mudança face ao plano inicial, que previa a aplicação dos novos preços a partir de outubro para novos utilizadores e em novembro para os atuais.
Infelizmente, a única certeza é que os novos planos e preços se irão manter no futuro. E, para vários utilizadores, surge a questão de, qual o plano mais adequado?! Numa nota pessoal, como alguém que usava o Ultimate – o melhor e mais caro dos planos –, talvez seja o momento de optar pela mais econónmica.